Benvindo ao Trofeu Jupara, premio anual para os melhores artistas de musica e artes do sul da Bahia
HOME | Contato | Fundação Jupará
historia vencedores regulamentotraco quem faz noticias galeria parceiros       1. O Troféu Jupará é aberto a todos os artistas grapiúnas que tenham apresentado algum trabalho no eixo Itabuna-Ilhéus durante o ano anterior. Por grapiúna entenda-se quem nasceu ou vive na região compreendida entre Itororó e Ilhéus, Jequié e Camacan há mais de 2 anos.

      2. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Rádio Morena FM, Av. Buerarema, 819, Conceição, Itabuna; no Centro de Cultura Adonias Filho (Jardim do Ó, Itabuna), no jornal A Região (Pça Manoel Leal, 34, Itabuna) ou na Casa dos Artistas (Rua Jorge Amado, em Ilhéus). Ainda pelo formulário neste site ou pelo fone (73) 3613-1011.

      3. Os shows de música e dança e as peças de teatro realizadas no Centro de Cultura Adonias Filho, na Casa dos Artistas ou no Teatro Municipal de Ilhéus serão inscritos automaticamente, porém seus produtores terão que preencher a ficha de inscrição para que tenham validade.

      4. Também serão pré-inscritas todas as músicas de autores grapiúnas que estiverem tocando na programação da rádio Morena FM e que não tenham concorrido em anos anteriores.

      5. As inscrições serão automáticas também para os finalistas do troféu nos anos anteriores.

      6. Para se inscrever é preciso apresentar a carteira de identidade e fornecer endereço e telefone para contato. No caso de shows, peças de teatro e dança é preciso ainda uma prova de que o evento foi realizado no ano anterior.

      7. A categoria Canção só poderá ser disputada por autores sulbaianos (sem co-autoria com pessoas de outras regiões), com músicas já gravadas e tocando em pelo menos uma rádio do eixo Itabuna-Ilhéus.

      8. A lista completa dos inscritos será publicada no jornal A Região e será final. Nenhuma inscrição será aceita fora do prazo.

      9. A Morena FM se reserva o direito de recusar a inscrição de artista que não se enquadre nas regras do troféu ou que tenham sido desclassificados em anos anteriores.

      10. Ao assinar a ficha de inscrição o concorrente aceita todas as condições impostas pelo regulamento do Troféu Jupará e todas as decisões que a organização do evento porventura venha a tomar.

      11. São as seguintes as categorias do Troféu Jupará:

      . Banda, que inclui as duplas e trios.

      . Cantor, gravado ou não.

      . Cantora, gravada ou não.

      . Canção, que esteja gravada, tocando em alguma rádio da região e seja de autores sulbaianos, dividida nas seguintes categorias:
      - MPB
      - Pop ou Rock
      - Axé ou Pagode
      - Forró.

      . Disco do Ano, gravado por artista sulbaiano em selos da região ou não.

      . Compositor do Ano, que será a única categoria não votada pelo público diretamente. Será o Compositor do Ano aquele que acumular mais pontos nas diversas categorias de Canção.

      . Show, realizado por um único artista ou grupo.

      . Teatro Adulto, montado por grupos regionais.

      . Teatro Infantil, idem ao anterior.

      . Ator, classificado como tal por promotores culturais da região.

      . Atriz, classificada como tal por promotores culturais da região.

      . Dança, para a escola ou academia.

      . Artes Plásticas, para artistas de pintura e escultura.

      A Rádio Morena se reserva o direito de cancelar as categorias que não alcançarem o mínimo de seis inscrições.

      12. A votação do Troféu Jupará será realizada em um período determinado pela organização, nunca menor que uma semana de duração.

      13. A votação será feita em computadores instalados na Praça Adami, em Itabuna; no calçadão Jorge Amado, centro de Ilhéus, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz, a Uesc, e em outros pontos que a organização considerar conveniente.

      14. Uma lista completa dos concorrentes em cada categoria ficará afixada em cada stand de votação. A operação dos computadores ficará a cargo da equipe contratada pela rádio Morena FM.

      15. A votação estará aberta a toda a população das cidades grapiúnas. Para votar será necessário apresentar a carteira de identidade. Por questões técnicas esta não poderá ser substituída por outro documento.

      16. É terminantemente proibido aos inscritos, seus amigos e familiares, fazer campanha ou qualquer tipo de propaganda visando ganhar votos para o Troféu Jupará. Isto inclui boca-de-urna, santinhos, panfletos, cartazes, faixas, outdoor, transporte ou acompanhamento de eleitores, pedidos através de rádio, tv, jornal ou Internet.

      17. Os concorrentes que insistirem na prática da campanha serão desclassificados da disputa do ano. Caso sejam reincidentes, serão expulsos de forma permanente do Troféu Jupará.

      18. A rádio Morena manterá uma equipe de fiscais ocultos nas imediações dos locais de votação, investigando toda e qualquer denúncia sobre propaganda ilegal. Enquanto o caso estiver sob investigação os votos do concorrente serão considerados "em julgamento".

      19. Logo após o encerramento da votação a Rádio Morena fará o tabulamento dos votos. Em seguida passará a divulgar o nome dos três mais votados em cada categoria (ou "finalistas") em sua programação, no jornal A Região e nos sites da Rede Morena na Internet.

      20. Esta divulgação será feita entre o final da apuração e o dia da festa de premiação, de forma diária na programação da Morena FM. A listagem será feita em ordem alfabética e em nenhum momento se divulgará o vencedor das categorias.

      21. Os finalistas também serão divulgados pelo jornal A Região e neste site.

      22. O resultado final só será divulgado durante a festa de premiação, a ser realizada na AABB de Itabuna, em dia marcado e divulgado pela Morena FM, com início às 20 horas.

      23. Na ocasião os vencedores serão chamados ao palco para receber seus troféus.

      24. Os vencedores que não estiverem presentes nem enviarem representante perderão o direito ao troféu, que passará para o segundo colocado. Caso este também não esteja presente nem tenha representante, o terceiro colocado receberá o troféu.

      25. Não serão colocados à venda convites ou ingressos para a festa de premiação. O acesso só será feito mediante convite individual enviado pela Rádio Morena FM.

      26. Todos os finalistas devem comparecer à AABB de Itabuna com pelo menos 1 (uma) hora de antecedência, ou seja: às 19 horas. Os prêmios serão entregues somente na festa e em nenhum outro lugar, exceto por motivo de força maior, julgado pela organização.

      27. Os três finalistas de cada categoria receberão um diploma e a autorização para usar o selo do Troféu Jupará como "Finalista".

      28. Os ganhadores terão um troféu especial, confeccionado pelo artista plástico Osmundinho Teixeira, um diploma de vencedor e a autorização para usar o selo do Troféu Jupará com o título "Vencedor".

      29. A Rádio Morena FM poderá entregar mais dois troféus especiais a pessoas ou empresas que se destacaram no incentivo à cultura grapiúna. A escolha será pessoal dos organizadores.

      30. Ao assinar a ficha de inscrição o concorrente aceita todas as condições impostas pelo regulamento do Troféu Jupará e todas as decisões que a organização do evento porventura venha a tomar.

      31. Em caso de dúvidas sobre o regulamento, você pode ligar para (73) 613-1011 e pedir para falar com Marcel, ou passar fax para 613-9807, ou ainda tirar a dúvida por e-mail para trofeu@jupara.com.br

      32. Os CDs das linhas "Jupará", "98 Graus" e "Xamêgo da Morena", todas elas produzidas pela Jupará Records, fazem parte do Projeto de Valorização do Artista Grapiúna da Rádio Morena FM, mas não têm ligação direta com o Troféu Jupará.

      33. Nenhum finalista ou vencedor do Troféu Jupará tem lugar garantido nestes discos nem na programação da Morena FM. É claro que todos os esforços são feitos para que isto aconteça e na quase totalidade das vezes é exatamente o que acontece.

      34. Porém tanto a rádio quanto a emissora precisam se resguardar para não ferir o padrão de qualidade aplicado em seus produtos ou sua linha de atuação, daí estas regras.

      35. Normalmente as músicas que seguem os estilos de MPB ou de Pop, também chamada de Música Popular Grapiúna, entram nos CDs da linha "Jupará", enquanto outros ritmos ficam no "98 Graus" e o forró no "Xamêgo da Morena".

      36. Duas exigências são feitas para que uma música entre nos discos da Jupará Records: que sejam editadas na Jupará Editora e que a gravação toque exclusivamente na Rádio Morena durante pelo menos dois meses.

      37. Já para entrar na programação da Morena FM basta que se enquadre no seu estilo, sem nenhuma outra exigência extra.

      38. As músicas editadas na Jupará continuam sendo propriedade de seus autores, apenas passam a ser gerenciadas pela editora, conforme as leis vigentes sobre o assunto. A Jupará Editora é representada nacionalmente pela editora Mercury (RJ).
inscricoes