Benvindo ao Trofeu Jupara, premio anual para os melhores artistas de musica e artes do sul da Bahia
HOME | Contato | Fundação Jupará
historia vencedorestraco
1994 | 1995 | 1996 | 1997 | 1998 | 1999 |
2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 |
2006 | 2007 | 2010 | Por categoria

regulamento quem faz noticias galeria parceiros
      15º Troféu Jupará
      Se voce tem filhos de 15 anos sabe como parece que foi ontem que eles começaram a engatinhar. É o mesmo com o Troféu Jupará, que está fazendo sua 15ª edição, apesar de com dois anos de atraso.
      Em 2008 não conseguimos fazer o evento por causa da perseguição do então prefeito Fernando Gomes, famoso por desprezar a cultura (já disse uma vez que era "coisa de fresco") que mandou desmontar o stand de votação do Jupará.
      Águas passadas, preferimos pensar no futuro. E ele continuou no 15º Troféu Jupará, adiado de 2009 para 2010 especialmente para ser realizado junto com o centenário de Itabuna. E valeu a pena, porque a festa foi perfeita.
      Desta vez a votação foi feita em stands instalados na Praça Adami e no shopping Jequitibá Plaza, em Itabuna; e em frente à Fundaci, no calçadão Jorge Amado, em Ilhéus.
      Logo na entrada da AABB de Itabuna os convidados foram recebidos com uma instalação da Viação Águia Branca, com uma fila de poltronas de seus ônibus leito, um video feito especialmente para o evento e bombons de chocolate.
      A decoração, com tela no teto e laterais (de Da Paz) e arranjos regionais produzidos por Lucimar Del Pomo, encantou todo mundo. Ao lado da entrada, um legítimo jegue de roça com caçuás e uma mulher quebrando cacau.
      No salão, arranjos com plantas nativas do sul da Bahia, grandes painéis temáticos, mesas decoradas com toalhas especiais e uma fila de estatuetas do Troféu Jupará, criadas por Osmundinho Teixeira e consideradas as mais bonitas de todos os anos.
      Neste ano, quem levou vários troféus foi Kokó e Ari PB. O líder do Lordão carregou os de Cantor, Disco, Canção Axé/Pagode (Remelexo, parceria com Marlon), Compositor.
      Ari PB venceu nas categorias Banda (Cacau com Leite) e Canção Forró (Só Quero Ela), mas a dupla fez de tudo: cantou, fez graça, animou a festa. Algumas categorias tiveram vencedores inéditos, como Kokó em Cantor, Axé/Pagode e Compositor.
      Amanda Andrade, finalista várias vezes, conquistou o de Cantora. A banda Natasha levou pela primeira vez o de Pop/Rock; a peça Berro D'Água o de Teatro Adulto e Goca Moreno, várias vezes finalista, o de Artes Plásticas. Veja os outros abaixo.

Vencedores
Banda: Cacau Com Leite
Cantor: Kokó
Cantora: Amanda Andrade
Canção MPB: Marcelo Ganem, com Encantado
Canção Pop/Rock: Banda Natasha, com O Dom de Viver
Canção Axé/Pagode: Lordão, com Remelexo
Canção Forró: Cacau Com Leite, com Só Quero Ela
Compositor do Ano: Marlon e Kokó
Show: Canta Brasil 4 com Kekêta
Disco: Lordão
Teatro Adulto: Berro D'Água (Itabuna)
Teatro Infantil: A Bela e a Fera (Itabuna)
Ator: José Delmo
Atriz: Janete Lainha
Dança: I Festival de Dança de Salão, do Núcleo de Dança
Artes Plásticas: Goca Moreno
Especiais: Lucimar Del Pomo e Rota Transportes

      No meio da premiação, apresentada pelo jornalista Ramiro Aquino e Marcel Leal, idealizador e coordenador do evento, Marcelo Ganem foi "intimado" ao palco e deu uma canja com a clássica Serra do Jequitibá no violão.
      Outro que cantou para a platéia foi Ari PB, começando com Vim Vim e terminando com um jingle que criou para a Morena FM em 1995. Aliás, Ari e Kokó cantaram, brincaram, deram luz à noite.
      Durante a festa, Marcel lembrou a perda de Bidú, responsável pelo som da festas em todos os anos anteriores; e Júnior do Lordão, filho de Kokó. "Artista não se lembra com tristeza e sim com arte," afirmou.
      Por isso, ele convocou Émerson Mozart, irmão de Bidú, e Kokó para cantar uma música para eles. Foi um momento de emoção, acompanhado pela platéia. O Jupará fez ainda três homenagens especiais.
      A primeira foi para os antigos e atuais diretores da viação Águia Branca. "Sem o apoio deles ao primeiro Jupará não existiria nem aquele nem os outros 14," lembrou Marcel. "Não são apenas patrocinadores, são parceiros".
      A Rota Transportes também recebeu um troféu em reconhecimento ao apoio que dá ao projeto há anos. O último troféu foi entregue a Lucimar Del Pomo, voluntária que cuida de toda a decoração e camarim do Jupará desde o início.
      A festa foi encerrada com um show de arrebentar, com a cantora Marielle Antunes e a banda Vera Cruz. Empresários, artistas, lideranças e personalidades presentes foram unânimes em elogiar o alto nível do evento.
      Promovido pela Fundação Jupará de Cultura e Ecologia, rádio Morena FM e jornal A Região, o 15º Troféu Jupará foi patrocinado pela Águia Branca, Rota Transportes e Unimed Itabuna;
      E teve a parceria de Bitway, Jupará Records, o hosting Grapiuna.com, InfoWorld, Gávea Design, Buffet Del Pomo, MM Studios, AABB de Itabuna, Fundaci e Jequitibá Plaza.
inscricoes